Biografia de Romero Britto

Conheça a biografia de Romero Britto, famoso pintor de Recife

Hoje você vai conhecer melhor a biografia de Romero Britto, um dos artistas mais conhecidos do país. Famoso principalmente pelo seu estilo de pintura, esse artista plástico brasileiro possui fãs no mundo todo. Não é à toa que possui renome internacional. Conheça mais sobre suas pinturas, serigrafia e cultura.

Conheça a história de Romero Britto

Romero Britto é brasileiro, nascido em Recife, no estado de Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Desde os seus 8 anos já apresentava traços marcantes de personalidade, sempre com tendências mais artísticas. Tinha muita criatividade e imaginação não faltava.

Sucatas, jornais e papelões eram utilizados por ele para criar suas obras de arte. A família foi um dos pilares de ajuda para o desenvolvimento de seus dons artísticos. Era muito comum que ele ganhasse livros de arte e copiasse obras de artistas famosos, tais como Tolouse.

Seu primeiro quadro foi vendido à Organização dos Estados Americanos aos 14 anos em sua primeira exibição pública.

Romero Britto era de família muito pobre e a venda desse quadro não o deixou muito animado e encorajado a seguir, mas seus pais o motivaram a traçar um plano para atingir suas metas. Segundo o artista, como qualquer criança pobre no Brasil, o contato com o lado sombrio da vida é inevitável.

Por causa disso, as cores são a marca desse artista. É uma maneira, segundo ele, de trazer cor e luz para a vida das pessoas.

Na biografia de Romero Britto é possível conhecer um pouco de sua história tão precoce e inteligente. Aos 17 anos ganhou uma bolsa de estudos para cursar Direito na Universidade Católica de Pernambuco.

A pobreza não o limitou, pois ele tinha a inteligência para ser um vencedor.

Visitante de dezenas de países, conheceu a Europa e teve contato com todas as artes que via apenas em livros. Mais tarde, depois de uma visita a um amigo querido, não quis mais voltar ao Brasil, acabou desistindo do curso de Direito e continuou viajando.

Foi em uma dessas viagens que teve empatia absoluta pelo ritmo do american way of life ou “jeito americano de se viver”. Fez de Miami a sua residência permanente, constituiu família casando-se com uma americana chamada Sharon e mais tarde teve um filho chamado Brandon.

Atualmente é um dos artistas brasileiros mais premiados no exterior.

Foi em 2001 que a Galeria Romero Britto foi inaugurada em São Paulo. Neste local, diferentes obras e objetos criados por ele foram abrigadas.

Em 2005 ele atingiu o ápice de sua carreira, tornando-se o Embaixador das Artes do estado da Flórida. Por conta disso, com o prêmio, criou a Fundação Romero Britto.

Muitas celebridades possuem obras de Romero Britto. Dentre elas, destacam-se Arnold Schwarzenegger, Michael Jackson, a ex. presidente Dilma Rousseff, príncipe William, Pelé e Kate Middleton.

Em 2012, a escola de samba Renascer de Jacarepaguá o homenageou. O desfile foi lindíssimo e muito emocionante.

Biografia de Romero Britto

Obras e características

A biografia de Romero Britto é marcada por diferentes premiações que esse artista recebeu. Presente em diversos lugares, possui suas obras expostas em inúmeras cidades e galerias de arte do mundo.

Sua arte foi inspirada pela Art Pop e movimento cubista.

É possível perceber a influência do cubismo em suas obras nas deformações da anatomia animal e humana de seus desenhos. Já da arte popular, é possível perceber a proximidade que as cores e as formas dos desenhos possuem com a linguagem publicitária, ou seja, as mensagens são transmitidas sem dificuldades.

Características das suas pinturas

As características mais marcantes das obras de Romero Britto são demarcadas com traços fortes e cores vibrantes, remetendo assim à semelhança com alguns vitrais. Isso dá a impressão de ver o desenho multifacetado.

Outro elemento bem marcante e fácil de ser observado são as formas geométricas, porém, Britto não utiliza profundidade em suas técnicas de desenhos, fazendo com que a sua mensagem e motivo estejam em primeiro plano sempre.

É comum vermos desenhos em suas obras onde os animais e personagens estão sempre sorrindo. Esse fato pode estar ligado a algumas experiências doloridas de vida que ele possa ter vivido quando era criança.

Essa informação se confirma graças a uma afirmação feita pelo próprio artista, que disse que seu desejo maior era levar alegria a todas as pessoas através de suas obras.

Como são as suas esculturas?

As suas obras de pintura não se diferem de suas esculturas. Nessas, estão presentes as mesmas cores fortes e os traços marcantes.

As esculturas dão a sensação de algo completamente lúdico e atrativo, se assemelhando a brinquedos. Quem conhece a biografia de Romero Britto reconhece o seu estilo de longe.

Biografia de Romero Britto

Onde encontrar suas obras?

No Brasil, você consegue admirar as obras de Romero Britto em diferentes lugares como aeroportos de cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Recife e Curitiba.

No mundo, ele é visto em aeroportos como em Nova York e Flórida.

Além disso, por ter uma facilidade na comunicação com quem está admirando suas obras, Britto ganhou destaque no setor publicitário com diferentes marcas como Audi, Pepsi, IBM, Coca-Cola, Apple, Disney e Absolut.

O pensamento de Romero Britto não é limitado. Ele concorda em ter suas obras estampadas em diferentes embalagens de produtos. Para ele, esse é um momento de poder alcançar diferentes públicos.

Prêmios

A biografia de Romero Britto é muito importante para quem ama a arte brasileira de modo geral.

A Medalha Joaquim Nabuco foi entregue a ele na Assembleia Estadual de Pernambuco no ano de 2006. Esse é um dos prêmios mais importantes do país.

Engana-se quem pensa que as condecorações pararam por aqui. Em 2013, recebeu a Medalha Tiradentes na Assembleia Estadual do Rio de Janeiro.

O que dizem os críticos?

A obra de Romero Britto é muito criticada por alguns artistas e críticos de arte simplesmente por elas serem muito coloridas. As justificativas que usam são de que suas obras se repetem constantemente e que, de maneira geral, são bem superficiais.

Para eles, Britto não reflete os problemas e sofrimentos que existem no mundo atual.

E você, o que pensa sobre suas obras? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário